Projeto Adasa na Escola atende mais de 20 mil alunos do 1º semestre de 2017

Despertar a consciência ambiental de crianças e adolescentes para a valorização da água, recurso natural de fundamental importância para a vida, é o principal objetivo do Projeto Adasa na Escola, que no primeiro semestre de 2017 atendeu 20.427 alunos de 45 escolas públicas e particulares do Distrito Federal e 733 professores capacitados com as informações do Projeto.

As palestras abordam os temas por meio de slides, com desenhos e charges. O resultado é que as crianças ficam concentradas no tema e terminam surpresas com os dados estatísticos do desperdício da água no mundo e ficam motivadas a combater o desperdício.

Segundo a coordenadora do Projeto, Cassia Helena Suares Van Den Beusch, o Adasa na Escola ultrapassou a meta anual para este ano, já no primeiro semestre, com o reforço e empreendido em decorrência da escassez hídrica.
“Desenvolver uma consciência coletiva em relação ao uso racional da água é um processo fundamental para garantir a segurança hídrica, E a escola é um espaço estratégico para iniciar esse processo”, considerou Cássia.

Além das visitas em escolas, o Projeto participou de importantes eventos de iniciativa da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF – Adasa ou com a participação da Agência, como a Semana da Água, a AgroBrasília e a Semana do Meio Ambiente, que juntos somaram mais de quatro mil alunos atendidos pelo Projeto.

A Adasa tem uma importante parceria com a Universidade de Brasília – UnB, para estágio dos alunos do curso de Saúde Coletiva do Campus de
Ceilândia – UnB-FCe para o Projeto Adasa na Escola. O balanço semestral contou ainda, com a apresentação de duas estagiárias, Elina Batista Neves, que apresentou o produto “Projeto da Água”, um vídeo narrado por uma criança com dicas do uso racional da água e o correto descarte de resíduos. Já Naifa Bahjat Abd Hillal Nasser, apresentou o produto “Práticas Meditativas na Escola”, que introduz técnicas de meditação como ferramenta para acalmar as crianças, em busca de concentração durante as palestras do Adasa na Escola.

Durante o segundo semestre de 2017, o Projeto Adasa na Escola vai priorizar as escolas de Planaltina, em apoio às ações de educação ambiental desenvolvidas pelo projeto Águas Emendadas. A Estação Ecológica de Águas Emendadas e entorno, em 2018 comemora 50 anos de existência legal como área de preservação. O objetivo do projeto é proteger e criar mecanismos de preservação, incentivar as pesquisas, recuperar instalações e, principalmente, se tornar atração para o grande evento sobre recursos hídricos que ocorrerá em Brasília, em 2018, o Fórum Mundial da Água.