Educação Ambiental é uma aventura

Junte mais de cem crianças, uma manhã inteira no quartel do corpo de bombeiros, 50 mudas típicas do cerrado e você terá a aula de educação ambiental mais divertida da cidade. Foi assim que a semana começou para 120 alunos de ensino fundamental de escolas públicas da Ceilândia, como parte do programa “Bombeiro Agente Ambiental Mirim”.

Noções sobre cidadania, meio ambiente, mudanças climáticas, relação entre árvore e umidade e ciclo e conservação da água ganharam uma dimensão prática e muito animada com o plantio de árvores em torno do campo de futebol do 8º Grupamento dos Bombeiros do DF, na Assessoria de Programas Especiais (APROS). O plantio das mudas doadas foi uma iniciativa inédita em três anos de parceria didático-pedagógica entre a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa), por meio de seu programa de educação ambiental “Adasa na Escola”, e disciplinas do curso de graduação em Saúde Coletiva oferecidas também aos alunos dos cursos de Terapia ocupacionalDepartamento de Enfermagem da Universidade de Brasília -ENF/UnBFisioterapiaFonoaudiología e Farmácia da UnB – Universidade de Brasília/Faculdade de Ceilândia (UnB/FCE), para unir teoria à prática e fazer a diferença a cada árvore plantada, a cada criança sensibilizada na cidade.

João (10 anos) conta que é a 11ª árvore que ele planta, mas que foi seu primeiro ipê amarelo e a 1ª vez que Gabriel (9 anos), seu colega, planta uma muda. Mas Joao anuncia que toda vez que ele planta uma árvore, é como se fosse a primeira vez de tanta emoção que sente. Os dois batizaram o pé de ipê de “Luz Amarela” e pretendem voltar toda semana para acompanhar o crescimento, enquanto sonham com o dia em que eles próprios serão bombeiros. “Enquanto os outros queimam as árvores, a gente planta. Sem energia até dá para viver, mas não dá para viver sem água”, ensina João.

Dentro do campus, áreas correlatas acabaram se somando para dar forma à iniciativa, como explica a professora Aldira Dominguez, que leciona a disciplina Saúde, Ambiente e Trabalho e coordena há dois anos o Agente Ambiental Mirim, criado em 2014, como uma derivação do projeto Pare, pense e descarte, que existe desde 2010, e funcionava como um programa de extensão por iniciativa dos próprios alunos de Saúde Coletiva da UnB – Universidade de Brasília Faculdade de Ceilândia (UnB/FCE). O objetivo inicial do “Pare, Pense, Descarte” era melhorar a autoestima dos filhos dos catadores de lixo por meio da conscientização da importância de seus pais como agentes ambientais, já que o lixo é insumo para outras indústrias e gera muito valor para a economia.

Atuando há dez anos junto a entidades de catadores de lixo, a professora Vanessa Cruvinel assumiu em 2012 a coordenação deste projeto. Foram então ampliados os eixos de atuação e passou-se a tratar também de inclusão social, educação ambiental, saúde dos catadores de lixo, coleta seletiva, epidemiologia e saúde ocupacional. Logo, foi imperativo expandir o escopo e incluir o tema “água”, dada sua pertinência ao assunto. “O que começou com o monitoramento de resíduos sólidos acabou virando algo muito maior” e tem hoje adesividade com o programa Bombeiro Mirim. Tornou-se aprendizagem prática do “binômio saúde e meio ambiente para 17 professores e 25 estudantes do último ano de curso”, explicou Vanessa.

O projeto virou programa continuado, ganhou mais fôlego com as novas parcerias da Adasa e dos Bombeiros, alcançou mais crianças e ainda angariou um importante aliado ao ser incorporado pelo programa de formação do Bombeiro Mirim do DF, cujo objetivo inicial era divulgar os valores da corporação, o compromisso com os estudos, o respeito aos mais velhos, a preservação do meio ambiente e o estimulo da prática de esportes e da cidadania.

A ação ocorre em 12 regiões administrativas e atende a 1,5 mil meninos e meninas atualmente. O plantio ainda ocorrerá nas outras unidades dos bombeiros. “É o compromisso que a universidade tem com a comunidade, de devolver algo para a sociedade”, testemunhou a estudante de Yunara Fernandes Venturelli, encerrando emocionada o evento.

*Desde 1999

O programa Bombeiro Mirim foi instituído em 1999, pela Lei nº 2.449, e oferece atividades educativas, culturais e esportivas para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, nas unidades do Corpo de Bombeiros de 12 regiões administrativas. Os integrantes do projeto recebem aulas de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, educação no trânsito e cidadania, além de participarem de oficinas de artes e de praticarem esportes como futebol, natação, atletismo e caratê.

As ações ocorrem três vezes por semana (segundas, quartas e quintas-feiras) no horário contrário às aulas regulares. A quantidade de vagas para a participação no programa depende da disponibilidade de cada região. Há unidades em BrazlândiaCeilândiaCidade EstruturalGama, Distrito Federal, Brazil Núcleo Bandeirante, Distrito Federal, BrazilParanoáPlanaltinaRecanto Das Emas DFSamambaia DFSanta Maria – DFSão Sebastião, Distrito Federal, Brazil e Sobradinho, Distrito Federal, Brazil.

As inscrições são feitas duas vezes por ano, geralmente em fevereiro e em agosto. Os interessados devem apresentar a certidão de nascimento da criança, o registro geral dos responsáveis, declaração escolar, atestado médico e duas fotos 3×4 à instituição de que deverá participar.