Conheça o Programa

Com o Programa Adasa na Escola, aprendemos a ser GUARDIÕES DA ÁGUA E DO MEIO AMBIENTE CONTRA O MAL DO DESPERDÍCIO E DA POLUIÇÃO!

A Adasa é Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal.

As suas áreas de atuação são: Recursos Hídricos, Drenagem Urbana, Abastecimento de Água e Esgoto, Resíduos Sólidos, Gás e Energia, Estudos Econômicos e  Fiscalização Financeira, e Projetos Especiais.

Criado em 2010, o Programa Adasa na Escola tem por finalidade a formação de agentes multiplicadores de práticas sustentáveis em relação aos usos múltiplos da água e a destinação adequada dos resíduos sólidos. A primeira missão de cada estudante e professor capacitado é colocar em prática o que foi ensinado pelo Programa. Em seguida ele é convidado a ensinar as pessoas ao seu redor a cuidar da água e dos resíduos, multiplicando o conhecimento assimilado em sua casa e entre os amigos. Assim, ele se torna um Guardião da Água.

O Programa Adasa na Escola (PAE) ministra palestras para alunos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, das redes de ensino pública e particular do Distrito Federal. Também atua na formação de professores por meio de cursos de capacitação. O PAE conta com equipe técnica especializada e possui ampla variedade de recursos didático-pedagógicos, tais como cartilhas, módulos de planos de aula para os professores e cadernos de exercícios para os alunos.

O PAE é Coordenado pela Superintendência de Planejamento e Programas Especiais da Adasa e tem como principais parceiros a Secretaria de Educação, com a qual firmou um Acordo de Cooperação Técnica, e a Universidade de Brasília – UnB, que disponibiliza alunos do curso de saúde coletiva para atuarem no projeto como estagiários desde 2015.

A água é um elemento essencial à vida e um patrimônio comum a todos nós. Por isso é necessário aprender a utilizá-la adequadamente, não apenas na época da seca ou durante a crise hídrica, mas em cada instante e em qualquer lugar do planeta. Esta visão guia a Adasa a ensinar, desde a infância, hábitos que levem à conservação da água, nosso mais precioso recurso natural.

Já os resíduos sólidos podem ser fonte de preservação e de economia ou fonte de problemas ambientais. Por um lado, posso encaminhar meus resíduos para a reciclagem ou para o reuso, fazendo um bem ao planeta e às pessoas; por outro lado, se não dou a destinação adequada para os resíduos, posso causar entupimento em bueiros, criar focos de doenças e até mesmo reduzir a vida útil do aterro sanitário. Por isso, é preciso estar atentos à forma como lidamos com o nosso lixo.

CONHEÇA NOSSO MATERIAL DE APOIO

BIBLIOTECA VIRTUAL

Gostaria de receber visita do Programa Adasa na Escola?

Preencha o formulário, em breve a nossa equipe entrará em contato para o agendamento da sua escola!