Metodologia Sala de Leitura
Buscando atender ao público do ensino fundamental II e ensino médio, o Programa Adasa na Escola desenvolveu a metodologia Sala de Leitura. Seu objetivo é de desenvolver junto ao aluno, reflexões e concepções críticas acerca do uso e da gestão dos recursos hídricos. A metodologia apoia-se em discussões dirigidas após a leitura de textos publicados pela imprensa acerca de questões relacionadas a água e que envolvam temas ambientais, sociais, econômicos, políticos, culturais, científicos, jurídicos, entre outros.
Áreas de Atuação da Adasa
A Adasa é responsável por fiscalizar e regular as águas, energia e saneamento básico do Distrito Federal. Quer aprender mais sobre as áreas de atuação da Adasa? Acesse os módulos online das áreas de atuação, elaborado especialmente para jovens do Ensino Fundamntal II e Ensino Médio e aprenda mais!
- Aprendizes
- Facilitadores
- Mobilizadores
- EF Aprendizes:
Módulo 10a - PRODUÇÃO SUSTENTAVEL
Texto 1
Texto 2
Texto 3
Módulo 11a - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Texto 1
Texto 2
Texto 3
- EM Aprendizes:
Módulo 1a - O PAPEL DA ÁGUA NO AQUECIMENTO GLOBAL
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 1b - IMPORTÂNCIA DA BIODIVERSIDADE PARA O CICLO DA AGUÁ
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 2a - A FALTA DE ÁGUA E A SOBREVIVÊNCIA NO FUTURO
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 3b - ÁGUA: DA FARTURA À ESCASSES
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 4a - INTERFERÊNCIA DO HOMEM NO CICLO DA ÁGUA
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 7a - TRADIÇÕES E IMPACTOS NA ÁGUA
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 8a - IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA ÁGUA
Texto 1
Texto 2
Texto 3
- NF Aprendizes:
Módulo 1a - AQUECIMENTO GLOBAL, O QUE EU TENHO A VER COM ISSO ?
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 1b - BIODIVERSIDADE: RESISTIRÁ AO AQUECIMENTO GLOBAL?
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 2a - ESCASSEZ DE ÁGUA, O PROBLEMA BATE A PORTA
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 2b - ÁGUA - USO CONSCIENTE
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 3a - A IMPORTANCIA DAS MATAS PARA A CRISE HÍDRICA
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 3b - RELAÇÃO DO BEM: FLORESTAS E SOLO
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 4a - ÁGUA, OBRAS URBANAS E PREJUIZOS RECORRENTES
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 5a - CONSUMIR MENOS É MAIS
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 5b - BOAS PRÁTICAS NO USO DA ÁGUA
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 6a - SANEAMENTO BÁSICO TRAZ GANHOS AMBIENTAIS E SOCIAIS
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 6b - SANEAMENTO IMPLICA EM MAIS SAÚDE
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 7b - DIVERSIDADE CULTURAL E ATUAÇÃO SOBRE O USO DA ÁGUA
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 8a - GESTÃO INTEGRADA PARA USAR A ÁGUA SEM DESPERDIÇAR NEM POLUIR
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 8b - A ÁGUA É UM BEM QUE NÃO PODE SER DESPERDIÇADO NEM POLUÍDO
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 9a - FLORESTA EM PÉ, O CAMINHO PARA MANUTENÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 9b - USO E OCUPAÇÃO DO SOLO MEDIANTE OS RECURSOS HÍDRICOS
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 10a - REAPROVEITAMENTO DAS ÁGUAS NA INDÚSTRIA E NA AGRICULTURA (NF, 10a)
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 10b - ÁGUA, DE QUEM É O DIREITO DE CONSUMI-LA
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 11a - A ESTRUTURAÇÃO DO SANEAMENTO NO BRASIL
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 11b - INVESTIMENTO EM ÁGUA DEVERIA SER PRIORIDADE
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 12a- AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (3AP) E RECURSOS HÍDRICOS
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 12b - ÁGUA LIMPA E SANEAMENTO, RUMO AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Texto 1
Texto 2
Texto 3Módulo 13 - AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Texto 1
Texto 2
Texto 3
- EF Facilitadores:
Módulo 10a - PRODUÇÃO SUSTENTAVELMódulo 11a - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
- EM Facilitadores:
Módulo 1a - O PAPEL DA ÁGUA NO AQUECIMENTO GLOBAL
Módulo 1b - IMPORTÂNCIA DA BIODIVERSIDADE PARA O CICLO DA AGUÁMódulo 2a - A FALTA DE ÁGUA E A SOBREVIVÊNCIA NO FUTURO
Módulo 3b - ÁGUA: DA FARTURA À ESCASSES
- NF Facilitadores:
Módulo 1a - AQUECIMENTO GLOBAL, O QUE EU TENHO A VER COM ISSOMódulo 1b - BIODIVERSIDADE RESISTIRÁ AO AQUECIMENTO GLOBAL
Módulo 2a - ESCASSEZ DE ÁGUA, O PROBLEMA BATE A PORTA
Módulo 2b - ÁGUA - USO CONSCIENTE
Módulo 3a - A IMPORTANCIA DAS MATAS PARA A CRISE HÍDRICA
Módulo 3b - RELAÇÃO DO BEM FLORESTAS E SOLO
Módulo 4a - ÁGUA, OBRAS URBANAS E PREJUIZOS RECORRENTES
Módulo 5a - CONSUMIR MENOS É MAIS
Módulo 5b - BOAS PRÁTICAS NO USO DA ÁGUA
Módulo 6a - SANEAMENTO BÁSICO TRAZ GANHOS AMBIENTAIS E SOCIAIS
Módulo 6b - SANEAMENTO IMPLICA EM MAIS SAÚDE
Módulo 7a - TRADIÇÕES E IMPACTOS NA ÁGUA
Módulo 7b - DIVERSIDADE CULTURAL E ATUAÇÃO SOBRE O USO DA ÁGUA
Módulo 8a - GESTÃO INTEGRADA PARA USAR A ÁGUA SEM DESPERDIÇAR NEM POLUIR
Módulo 8b - A ÁGUA É UM BEM QUE NÃO PODE SER DESPERDIÇADO NEM POLUIDO
Módulo 9a - FLORESTA EM PÉ, CAMINHO PARA MANUTENÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Módulo 9b - USO E OCUPAÇÃO DO SOLO MEDIANTE OS RECURSOS HÍDRICOS
Módulo 10a - REAPROVEITAMENTO DAS ÁGUAS NA INDÚSTRIA E NA AGRICULTURA
Módulo 10b - ÁGUA, DE QUEM É O DIREITO DE CONSUMI-LA
Módulo 11a - A ESTRUTURAÇÃO DO SANEAMENTO NO BRASIL NÃO ACOMPANHA AS POLÍTICAS PÚBLICA DO SETOR
Módulo 11b - INVESTIMENTO EM ÁGUA DEVERIA SER PRIORIDADE
Módulo 12a - AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P) E RECURSOS HÍDRICOS
Módulo 12b - ÁGUA LIMPA E SANEAMENTO, RUMO AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Módulo 13 - AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P) E RECURSOS HÍDRICOS
.
- EF MOBILIZADOR:
Módulo 1a - AQUECIMENTO GLOAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS (em revisão)
Módulo 1b - ÁGUA E BIODIVERSIDADE (em revisão)
Módulo 2a - ÁGUA (em revisão)
Módulo 2b - CUIDADOS COM A NOSSA ÁGUA (em revisão)
Módulo 3a - MATAS E ÁGUAS (em revisão)
Módulo 3b - ÁGUA E DESERTIFICAÇÃO, QUAL A RELAÇÃO (em revisão)
Módulo 4a - SÓ A TECNOLOGIA SALVA (em revisão)
Módulo 4b - E DEPOIS DAS ENCHENTES (em revisão)
Módulo 5a - ECONOMIA SUSTENTAVEL (em revisão)
Módulo 5b - BOAS PRÁTICAS (em revisão)
Módulo 6a - ÁGUA E SANEAMENTO BÁSICO (em revisão)
Módulo 6b - ÁGUAS E DOENÇAS (em revisão)
Módulo 7a - DIVINDADE DA ÁGUA (em revisão)
Módulo 7b - ÁGUA E SEUS USOS PELAS COMUNIDADES (em revisão)
Módulo 8a - GESTÃO INTEGRADA (em revisão)
Módulo 8b - CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS E DO SOLO (em revisão)
Módulo 9a - DESMATAMENTO DO CERRADO (em revisão)
Módulo 9b - OCUPAÇÕES (em revisão)
Módulo 10a - PRODUÇÃO SUSTENTAVEL
Módulo 10b - CONFLITOS (em revisão)
Módulo 11a - IMPLEMENTAÇÃO DO SINGREH
Módulo 11b - INVESTIMENTO PARA GARANTIR O ACESSO A ÁGUA (em revisão)
Módulo 12a - ÁGUAS COMPARTILHADAS (em revisão)
Módulo 12b - OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E A ÁGUA (em revisão)
Módulo 25 - ÁGUA, GÊNERO E PARTICIPAÇÃO (em revisão)
- EM Mobilizadores:
Módulo 1a- O PAPEL DA ÁGUA NO AQUECIMENTO GLOBAL
Módulo 1b - IMPORTÂNCIA DA BIODIVERSIDADE PARA O CICLO DA AGUÁMódulo 2a - A FALTA DE ÁGUA E A SOBREVIVÊNCIA NO FUTURO
Módulo 2b - A ÁGUA QUE VOCÊ NÃO VÊ
Módulo 3a - PROTEGER AS FLORESTAS É PRODUZIR ÁGUA (em revisão)Módulo 3b - ÁGUA: DA FARTURA À ESCASSES
Módulo 4a - INTERFERÊNCIA DO HOMEM NO CICLO DA ÁGUA
Módulo 4b - PREJUÍZOS DECORRENTES DAS INUNDAÇÕES (em revisão)
Módulo 5a - HÁBITOS QUE GERAM DESPERDÍCIO DE ÁGUA (em revisão)
Módulo 5b - EVITANDO O DESPERDÍCIO DA ÁGUA (em revisão)
Módulo 6a - COMBATE À POLUIÇÃO E À CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS (em revisão)
Módulo 6b - ÁGUA CONTAMINADA E A SAÚDE (em revisão)
Módulo 7a - TRADIÇÕES E IMPACTOS NA ÁGUA
Módulo 7b - OS DIVERSOS USOS DA ÁGUA PELA SOCIEDADE (em revisão)
Módulo 8a - IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA ÁGUA
Módulo 8b - CONTROLE DA POLUIÇÃO AMBIENTAL (em revisão)
Módulo 9a - DESMATAMENTO GERA CRISE HÍDRICA (em revisão)
Módulo 9b - OCUPAÇÕES INDEVIDAS E IMPACTO NAS ÁGUAS (em revisão)
Módulo 10a - PRODUÇÃO SUSTENTAVEL (em revisão)
Módulo 10b - CONFLITOS (em revisão)
Módulo 11a - GERENCIANDO AS ÁGUAS (em revisão)
Módulo 11a - INVESTIMENTO PARA AS ÁGUAS (em revisão)
Módulo 12 a - A POLÍTICA DAS ÁGUAS (em revisão)
Módulo 12b - O ACESSO UNIVERSAL À ÁGUA (em revisão)
Módulo 13 - 8° FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA (em revisão)
- NF Mobilizadores:
Módulo 1a - AQUECIMENTO GLOBAL, O QUE EU TENHO A VER COM ISSOMódulo 1b - BIODIVERSIDADE: RESISTIRÁ AO AQUECIMENTO GLOBAL?
Módulo 2a - ESCASSEZ DE ÁGUA, O PROBLEMA BATE A PORTA
Módulo 2b - ÁGUA - USO CONSCIENTE
Módulo 3a - A IMPORTANCIA DAS MATAS PARA A CRISE HÍDRICA
Módulo 3b - RELAÇÃO DO BEM: FLORESTAS E SOLO
Módulo 4a - ÁGUA, OBRAS URBANAS E PREJUIZOS RECORRENTES
Módulo 4b - ALAGAMENTO E ENCHENTES, POR QUE OCORREM
Módulo 5a - CONSUMIR MENOS É MAIS
Módulo 5b - BOAS PRÁTICAS NO USO DA ÁGUA
Módulo 6a - SANEAMENTO BÁSICO TRAZ GANHOS AMBIENTAIS E SOCIAIS
Módulo 6b - SANEAMENTO IMPLICA EM MAIS SAÚDE
Módulo 7a - MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E ÁGUAMódulo 7b - DIVERSIDADE CULTURAL E ATUAÇÃO SOBRE O USO DA ÁGUA
Módulo 8a - GESTÃO INTEGRADA PARA USAR A ÁGUA SEM DESPERDIÇAR NEM POLUIR
Módulo 8b - A ÁGUA É UM BEM QUE NÃO PODE SER DESPERDIÇADO NEM POLUIDO
Módulo 9a - FLORESTA EM PÉ, O CAMINHO PARA MANUTENÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Módulo 9b - USO E OCUPAÇÃO DO SOLO MEDIANTE OS REURSOS HÍDRICOS
Módulo 10a - REAPROVEITAMENTO DAS ÁGUAS NA INDUSDTRIA E NA AGRICULTURAMódulo 10b - ÁGUA, DE QUEM É O DIREITO DE CONSUMI-LA
Módulo 11a - A ESTRUTURAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASILMódulo 11b - INVESTIMENTO EM ÁGUA DEVERIA SER PRIORIDADE
Módulo 12a - AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P) E RECURSOS HÍDRICOS
Módulo 12b - ÁGUA LIMPA E SANEAMENTO, RUMO AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Módulo 13 - AGENDA AMBIENTAL NO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA