Escola Sustentável

O Projeto Escola Sustentável incentiva ações voltadas à melhoria da qualidade de ensino e a promoção da sustentabilidade socioambiental nas escolas públicas do Distrito Federal.  Sua proposta é a criação de espaços educadores que incorporem a educação ambiental, baseando-se em conhecimento científico e tecnológico.

Assim, busca-se incentivar a implementação de tecnologias sustentáveis e inteligentes para aprimorar a eficiência no uso dos recursos, a redução de desperdício de água, de energia e de materiais, além de promover a destinação adequada dos resíduos. O incentivo a práticas de conservação, recuperação e proteção da vegetação com vistas ao equilíbrio ecológico e conforto ambiental se inserem também no contexto das ações pedagógicas propostas para a escola.

O projeto Escola sustentável teve como marco inicial o acordo celebrado entre a Adasa e a Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEDF, por meio do Termo de Cooperação 06/2016, onde previu-se a realização de intervenções em unidades de ensino previamente identificadas para demonstrar a viabilidade de se utilizar a tecnologia e/ou pequenas ações, simples e otimizadas, como instrumento essencial para a sustentabilidade.

Em busca de atingir os objetivos citados anteriormente, foi criado o Guia Trilhas e Caminhos para a sustentabilidade ambiental nas escolas do Distrito Federal, lançado em dezembro de 2018.